segunda-feira, 14 de setembro de 2015

14 de setembro - Exaltação da Santa Cruz




Foi no ano 335, por ocasião da dedicação de duas basílicas constantinianas de Jerusalém, a do Martyrium ou Ad Crucem no Gólgota,  construída sobre o Monte do Gólgota, e a do Anástasis, isto é Ressurreição, construída no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e foi ressuscitado pelo poder de Deus, construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena, que foi celebrada, pela primeira vez, a festa em honra da Santa Cruz, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis.

Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelo rei persa Cosroe Parviz, durante a conquista da cidade Santa e a partir do seculo VII comemora-se a recuperação da preciosa relíquia pelo imperador Heráclio em 628. Os historiadores contam que o imperador levou a Santa Cruz às costas desde Tiberíades até Jerusalém, onde a entregou ao patriarca Zacaria, no dia 3 de maio de 630 tendo sido a Festa da Exaltação da Santa Cruz também a ser celebrada no Ocidente.

A celebração atual tem um significado bem maior do que o encontro pela piedosa mãe do imperador Constantino, Santa Helena. A festividade lembra aos cristãos o triunfo de Jesus, vencedor da morte e ressuscitado pelo poder de Deus. Cristo, encarnado na sua realidade concreta humano-divina, se submete voluntariamente à humilde condição de escravo (a cruz era o tormento reservado para os escravos) e o suplício infame transformou-se em glória perene. Assim a cruz torna-se o símbolo e o compêndio da religião cristã.