domingo, 26 de abril de 2015

Dom Jaime Spengler é o novo presidente da CNBB Regional Sul 3

Reunidos em Aparecida, São Paulo, o episcopado gaúcho elegeu na noite desta quinta-feira, 23 de abril, a nova presidência do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O mandato é de quatro anos.


Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, foi eleito o novo presidente. Até a eleição, a entidade era presidida pelo bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel.

O novo vice-presidente é o Bispo Diocesano de Erechim, Dom José Gislon, OFMCap. Já o Bispo Diocesano de Cachoeira do Sul, Dom Remídio José Bohn foi reeleito secretário da entidade.

O Regional Sul 3 da CNBB reúne quatro arquidioceses: Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas; e outras 14 dioceses: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Osório, Montenegro, Bagé, Rio Grande, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Erechim, Frederico Westphalen Cruz Alta e Vacaria.

Novo Presidente
Natural de Gaspar/SC, Dom Jaime Spengler, 54 anos, é o sétimo arcebispo de Porto Alegre. É religioso da Ordem dos Frades Menores, OFM. Em 10 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo titular de Patara e auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre. Foi ordenado bispo no dia 05 de maio de 2011. No dia 18 de setembro de 2013, o Papa Francisco o nomeou arcebispo de Porto Alegre, sendo empossado no 15 de novembro. No dia 29 de março de 2014, o Papa Francisco o nomeou como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica. Em 2015, na 53ª Assembleia Geral da CNBB, foi eleito presidente da  Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

Postado por Magnus Regis - Jornalista PASCOM
Em 24 de abril de 2015, às 15h 54min

Nenhum comentário:

Postar um comentário