quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Programação da Novena e Festa de Nossa Senhora de Navegantes - Porto Alegre


Novena e Festa de Nossa Senhora dos Navegantes


Santuário Nossa Senhora do Rosário

Rua Vigário José Inácio - Porto Alegre

Horário da Missa: 20h

24/01/2013 - 1º dia (5ª feira)
Tema: "O Ano da Fé" - "Porta Fidei"
Pe. Tarcísio Arsênio Rech
 
O que é o ano da fé? O Papa Bento XVI diz: "decidi proclamar um ano da fé, como o Papa Paulo VI, para a Igreja retomar a exata consciência da sua fé e a reavivar, purificar, confirmar, confessar." O ano da fé iniciou a 11 de outubro de 2012 e vai até a festa de Cristo Rei deste ano, dia 24 de outubro. A sua oportunidade são os vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica e os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II". (Cfr. 'Porta Fidei' nº 4 e nº 9)
 
25/01/2013 - 2º dia (6ª feira)
Tema: "A fé provem da pregação da Palavra de Deus"
Pe. Pedro Alberto Kunrath
 
Não podemos supor que as pessoas obviamente creiam em Cristo. O homem contemporâneo pode sentir novamente a necessidade de ir, como a samaritana, ao poço para ouvir Jesus, que convida a crer nele e a beber na sua fonte... Devemos readquirir o gosto de nos alimentarmos da Palavra de Deus transmitida fielmente pela Igreja, e do Pão da Vida oferecidos como sustento de quantos são discípulos (cf Jo 6,27). (Cfr. 'Porta Fidei' nº 2-3) Hoje, festa da conversão de São Paulo fiel anunciador da Palavra do Senhor. Paulo nos diz que a fé nasce da pregação da Palavra ver Rom 10, 8-21.

26/01/2013 - 3º dia (sábado)
Tema: "A Fé é encontro com Cristo - Caminho da Fé"
Pe. Carlos Gustavo Hass
 
"Repassando as páginas do 'Catecismo da Igreja Católica', descobre-se que o que ali se apresenta não é uma teoria ou simplesmente uma doutrina, mas o encontro com uma Pessoa, que vive na Igreja". ('Porta Fidei' nº 11) "atravessar a porta da fé implica embrenhar-se num caminho que dura a vida inteira. Esse caminho tem início no Batismo... e está concluído com a passagem através da morte 'porta' para a vida eterna..." ('Porta Fidei' nº 1)
 
27/01/2013 - 4º dia (domingo)
Tema: "Fé, ato pessoal e comunitário"
Pe. Valério Paulo Sartor, SJ

"O coração indica que o primeiro ato, pelo qual se chega à fé, é dom de Deus e ação da graça que age e transforma a pessoa até o mais íntimo dela mesma" A fé é decidir estar com o Senhor para viver com ele. A fé é um ato de liberdade, exige também assumir a responsabilidade social daquilo que se acredita. O primeiro sujeito da fé é a Igreja. É na fé da comunidade que cada cristão recebe o batismo, sinal eficaz da entrada no povo dos crentes para obter a salvação. 'Eu creio': é a fé da Igreja professada pessoalmente por cada crente. Pela assembleia litúrgica a fé também é: "nós cremos". ('Porta Fidei' nº 10)

28/01/2013 - 5º dia (2ª feira)
Tema: "A Fé e seus conteúdos essenciais"
 Pe. Lírio Celestino Pezzini


"Em 30 de junho de 1968, o Papa Paulo Vi encerrava aquele Ano da Fé com s Solene Profissão de Fé do Povo de Deus para atestar os conteúdos essenciais, que há séculos constituem o patrimônio de todos os crentes, necessitam ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova para se dar testemunho coerente deles em condições históricas diversas das do passado". ('Porta Fidei' nº 4). Desejamos que este Ano da Fé suscite em cada crente o anseio de confessar a fé plenamente e com renovada convicção, com confiança e esperança... Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada e refletir sobre o próprio ato em se crê é um compromisso que cada crente deve assumir." ('Porta Fidei' nº 9)
 
29/01/2013 - 6º dia (3ª feira)
Tema: "Fé exige caridade" - (compromisso social)
 Pe. Márcio Augusto Lacoski, SDB

"Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a si os homens de cada geração: em todo o tempo, ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho. A fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e alegria. ('Porta Fidei' nº 7) Agora permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e a caridade, mas a maior de todas é a caridade (1 Cor 13,13). De que aproveita, irmãos que alguém diga que tem fé, se não tiver obras de fé? Acaso esta fé poderá salvá-lo? (...) a fé se ela não tiver obras, está completamente morta... (Tg 2,14-18) A fé sem caridade não dá fruto e a caridade sem fé seria como um sentimento constantemente à mercê da dúvida. Fé e caridade reclamam-se mutuamente" ('Porta Fidei' nº 14)

30/01/2013 - 7º dia (4ª feira)
Tema: "Fé e Missionariedade" 
Pe. José Romeo Maldaner

 
"No dia de Pentecostes a Igreja manifesta, com toda a clareza, essa dimensão pública do crer e do anunciar sem temor a própria fé a toda a gente. É o dom do Espírito Santo que prepara para a missão e fortalece o nosso testemunho, tornando-o franco e corajoso." ('Porta Fidei' nº 10) "A fé obriga cada um de nós a tornar-se sinal vivo da presença do Ressuscitado no mundo. Aquilo de que o mundo tem hoje particular necessidade é o testemunho credível de quantos iluminados na mente e no coração pela Palavra do Senhor, são capazes de abrir o coração e a mente de muitos outros ao desejo de Deus e da vida verdadeira, aquela que não tem fim". ('Porta Fidei nº 15)

31/01/2013 - 8º dia (5ª feira)
Tema: "Fé - Ressurreição" (esperança de vida eterna)
 Pe. César Leandro Padilha


"Nele (no Cristo) morto e ressuscitado para a salvação, encontram plena luz os exemplos de fé que marcaram estes dois mil anos da nossa história de salvação (...) Com fé , Maria saboreou os frutos da ressurreição de Jesus e, conservando no coração a memória de tudo (Lc 2,19.51), transmitiu-a aos Doze reunidos com ela no Cenáculo para receberem o Espirito Santo (cf At 1,14; 2,1-4)." ('Porta Fidei' nº 13) Estamos em "caminho que inicia no Batismo (Rom 6,4) pelo qual podemos dirigir-nos a Deus com o nome de Pai, e este caminho só está concluído com a passagem através da morte para a vida eterna, fruto da ressurreição do Senhor Jesus, que, com o dom do Espírito Santo, quis fazer participantes da sua própria glória quantos creem nele" (Jo 17,22). (Porta Fidei nº 1)

01/02/2013 - 9º dia (6ª feira)
Tema: "Dar razões da fé ao mundo"
Pe. Carlos José Feeburg

"A renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou". ('Porta Fidei' nº 6) "O conhecimento dos conteúdos de fé é essencial para dar o próprio assentimento, isto é, para aderir plenamente com a inteligência e vontade a quanto é proposto pela Igreja. O conhecimento da fé introduz na totalidade do mistério salvífico revelado por Deus". ('Porta Fidei' nº 10 "A Igreja nunca teve medo de mostrar que não é possível haver qualquer conflito entre fé e ciência autêntica, porque ambas, embora por caminhos diferentes, tendem para a verdade". ('Porta Fidei' nº 12)


02/02/2013 - Festa (sábado)
APRESENTAÇÃO DO SENHOR - Purificação de Nossa Senhora

7h -  Missa no Santuário N. Sra. do Rosário
Côn. Irineu Aloysio Brand - Reitor Santuário Rosário

10:30h - Missa no Santuário N. Sra. dos Navegantes
Dom Dadeus Grings - Arcebispo Metropolitano de POA.


Postado por Magnus Regis - Jornalista PASCOM
Em 16 de janeiro de 2013, às 16h 4min

Nenhum comentário:

Postar um comentário